segunda-feira, 4 de março de 2013

10 mitos e verdades sobre cabelos

Tire todas as d�vidas sobre seus fios!
A vontade de ter cabelos cada vez mais bonitos faz com que muitas mulheres deixem de lado os r�tulos dos produtos de beleza e as recomenda��es dos pr�prios cabeleireiros.
Quem j� n�o deixou o creme de hidrata��o mais tempo do que a embalagem recomendava para �fazer mais efeito�?
Ou resolveu comprar um shampoo de limpeza profunda apenas por achar que �limpar mais certamente � melhor�? O cabeleireiro Eron Ara�jo, do sal�o Studio W Iguatemi, nos ajudou a desmistificar esses e outros h�bitos de beleza. Confira!
1. Shampoo de limpeza profunda � melhor porque limpa mais:Esse tipo de produto possui um pH muito alto, que serve para abrir bastante as cut�culas.
Se voc� tem cabelos secos, ele vai ressecar ainda mais seus fios. No caso de quem usa colora��o ou tratamento qu�mico, esse shampoo pode ainda diminuir o tempo de fixa��o dos produtos.
2. Abandonar o condicionador e troc�-lo por uma m�scara hidrata mais o cabelo:Cabelo precisa de hidrata��o, mas n�o � saturando o fio de produto que voc� vai conseguir nutri-lo.
�Em situa��es espec�ficas, em que se trabalha um fio muito detonado, voc� pode at� recomendar que a pessoa use a m�scara toda vez que lava o cabelo, mas por um tempo determinado, at� o cabelo se recuperar. Abandonar o condicionador e usar m�scara o tempo inteiro n�o � uma boa ideia�, alerta o cabeleireiro.
O condicionador � um produto mais leve que a m�scara e, por isso, hidrata na medida certa para o dia a dia. A linha Seda, de Unilever, tem condicionadores para cada tipo de cabelo, garantindo beleza, brilho, for�a e sa�de para os fios utilizando elementos da natureza, como no caso de Guaran� Active e S.O.S Chocolate.
As m�scaras de tratamento costumam ser ricas em prote�na que, em excesso, deixa o cabelo r�gido, sem movimento. O ideal � usar esse tipo de produto uma vez por semana e durante o tempo que a embalagem recomenda. Mais que isso, s� se o cabeleireiro indicar e da forma como ele orientar.
3. Produtos caros sempre s�o melhores:
De jeito nenhum! Diversos fatores podem influenciar nos altos pre�os de um produto: seja por ser de uma marca famosa, por ser importado, por ter uma embalagem e uma fragr�ncia sofisticada ou simplesmente por ser voltado a um p�blico de maior poder aquisitivo.
�Existem �timos produtos em quase todas as faixas de pre�o e, certamente, n�o � isso que define a qualidade. Os ingredientes e a tecnologia do produto precisam ser pr�prios para cada tipo de cabelo, e o pre�o precisa ser pr�prio para cada tipo de bolso�, define Eron.
4. Cortar o cabelo fortalece o fio:Aparar as pontas modela o cabelo, deixa-o mais bonito e arrumado, mas n�o fortalece nem acelera o crescimento, como se costumava dizer antigamente.
Se seu cabelo precisa de for�a, procure produtos antiqueda e corte o cabelo apenas quando achar que necessita!
5. Cabelo sem qu�mica nem tintura � mais saud�vel:
Quando feitas da forma correta e com a devida manuten��o, as chamadas qu�micas, como escovas progressivas, alisamentos e descolora��es, n�o impedem que voc� tenha um cabelo lindo e saud�vel � at� mais do que o de quem nunca fez nenhum desses processos, mas cuida mal e usa produtos errados.
Para quem quer um cuidado extra, a linha Seda de cremes de tratamento oferece solu��es simples e pr�ticas, como o Seda S.O.S Keraforce, ideal para cabelos que foram expostos a qualquer tipo de qu�mica.
6. Lavar o cabelo todo dia deixa o fio mais oleoso:Pelo contr�rio! Quem tem cabelo oleoso deve lavar todos os dias se achar necess�rio.
S� � preciso tomar alguns cuidados, como usar �gua morna, shampoo espec�fico para esse tipo de cabelo e n�o esfregar demais o couro cabeludo.
7. Usar o mesmo shampoo o tempo todo faz o cabelo se acostumar ao produto:
Imagine se a sua pele �se acostumasse� ao filtro solar e deixasse de ser protegida por ele. Isso n�o faz muito sentido, n�o � mesmo? A verdade � que os cabelos jamais se acostumam ao shampoo.
Se voc� come�ou a usar um produto que parecia ser incr�vel, mas depois o resultado deixou de agradar, provavelmente est� usando o produto errado. No entanto, fazer um revezamento entre produtos indicados para o seu cabelo pode ser uma boa forma de oferecer aos fios ingredientes diferentes!
8. Cabeleireiro bom � muito caro:Outra lenda bastante comum. Toda profiss�o tem seus tops, aqueles profissionais que se destacam por algum motivo e viram refer�ncia. Esses, geralmente, cobram mais.
Os que atendem em bairros mais nobres ou t�m sal�es mais sofisticados tamb�m costumam cobrar mais, o que n�o significa que sejam melhores por isso. Se o seu sal�o usa produtos de qualidade, passa confian�a e acerta nos servi�os, consequentemente � um �timo sal�o, custe o que custar.
9. Cabelo oleoso n�o precisa de condicionador:
A fun��o do condicionador � tratar e desembara�ar os fios. Se o cabelo � oleoso, ele merece um produto espec�fico e em pequena quantidade, mas n�o se deve simplesmente abolir o condicionador.
Uma boa op��o � o condicionador Seda Citric Fresh, indicado para cabelos oleosos e que contribui para a sensa��o de maciez e frescor se manter por todo o dia.
10. A lua influencia no resultado do corte:Voc� j� desconfiava que esse era mito, n�o �? Simplesmente, n�o existe qualquer ind�cio cient�fico de que a lua influencie no resultado do seu corte de cabelo.
Se voc� quer que os fios fiquem mais cheios ou domados, o melhor a fazer � escolher o dia mais adequado na sua agenda e pedir ao profissional um corte que crie o efeito que voc� deseja.
Fonte: Vital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário