terça-feira, 5 de março de 2013

Alisar e colorir, será possível ?


Mesmo com a moda dos cachos  voltando pouco há pouco, o que muita gente ainda quer hoje em dia é exibir um belo cabelo liso, e se for colorido, para mudar o look ou reavivar a cor dos fios, melhor ainda.
Porém, essa combinação não é assim tão simples, e exige cuidados para não comprometer a saúde dos fios. Tenho recebidos muitos e mails de pessoas querendo dicas para recuperar cabelos porosos e elásticos, por causas de alisamentos e colorações mal feitas, muitas vezes realizadas em casa, por favor, não seja mais uma…
Para realizar essas duas químicas ao mesmo tempo, é necessário tomar uma série de cuidados, porque muitas vezes os componentes das fórmulas não são compatíveis entre si. A primeira precaução é escolher um bom profissional, com experiência nessas técnicas. Só ele, após analisar minuciosamente suas madeixas, saberá dizer o que pode e o que não pode ser feito no seu cabelo.
Mesmo assim, o cabeleireiro deve sempre fazer o teste de mecha antes de qualquer aplicação. Esse teste revela se a cabeleira vai suportar ou não determinada química e também se é compatível caso haja uma química antiga presente nos fios.
O que posso adiantar é que uma base alisante de tioglicolato de amônia costuma ser compatível (dependendo da saúde dos fios) com quase todas as colorações. Já a guanidina, o hidróxido de sódio e a uréia exigem tonalizantes leves livres de amônia. O henê não é compatível com nenhuma outra química.
Quanto a ordem dos fatores,é sempre melhor alisar antes de colorir, pois o alisamento tem componentes mais fortes do que os componentes da coloração. Dê um intervalo de uns 10 dias entre o alisamento e a coloração e faça uma reconstrução neste intervalo. No caso de uso de tonalizante, às vezes é possível realizar os dois processos.
E quem estiver a fim dessa mudança total de look deve lembrar que não adianta ir ao salão somente para realizar as químicas e depois desaparecer. Você deve voltar quinzenalmente para tratar (ser lisa e tinturada custa caro) e ainda criar uma rotina de cuidados e hidratações em casa com produtos de qualidade. Se não cuidar os cabelos ressecam e ficam com aspecto de palha. Químicas bem sucedidas requerem cuidados específicos após o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário