segunda-feira, 4 de março de 2013

Cabelos Étnicos


Pela import�ncia dos cabelos �tnicos em nossa sociedade, resolvi fazer uma mat�ria sobre o tema, para que voc�, minha linda, possa brilhar com esse atributo fascinante que Deus lhe presenteou. Muitas mulheres que t�m esse tipo de cabelo sofrem por n�o saberem o que fazer para valoriz�-los. Devo alis�-los ou mant�-los crespos? Aqui vai uma considera��o: nada contra o alisamento, mas antes de faz�lo, analisemos o seu tipo f�sico. Se voc� tem cabelos do tipo �tnico, isso quer dizer que em seu tipo f�sico predominam caracter�sticas africanas, isto �, voc� tem tra�os fortes no nariz e na boca. A natureza � s�bia nessa hora. Esse tipo de cabelo suaviza seus tra�os fortes. Ao alis�-los, voc� ir� endurecer sua fisionomia. O melhor � mant�-los em sua forma natural, criando um estilo pessoal, marcante e sofisticado.
Se eles forem curtos, analise o seu tipo de rosto � se for fino, corte-os bem curtos, desenhando o contorno do rosto e, no dia-a-dia, use um condicionador ou gel molhado para dar brilho e mant�los no lugar. Se desejar um estilo mais moderno, fa�a um belo corte geom�trico que �cai bem� em todas as ocasi�es e lhe dar� um ar mais fashion. Se voc� � jovem e gosta de andar na moda, que tal dreadlocks (mechas densas) ou mesmo tran�as com contas? N�o se esque�a de que esse estilo n�o � muito adequado para ir a uma sele��o de emprego ou se voc� trabalha numa empresa mais conservadora. Caso as op��esdadas n�o sejam de sua vontade ou seu sonho de consumo seja mesmo ter cabelos lisos, analise bem seus tra�os faciais. Se eles forem delicados (nariz e l�bios finos), tudo bem, alise-os, mas se n�o for esse o seu caso, prefira um relaxamento suave, complementado com um bom corte.
CUIDADOS ESSENCIAIS PARA MANTER SEUS CABELOS BONITOS E SAUD�VEIS
Mant�-los limpos � a primeira atitude. Nada impede que voc� os lave, diariamente, desde que de forma adequada. Mas como lavar, adequadamente, seus cabelos? Primeiro, evite faz�-lo com �gua quente � al�m de ressec�-los, tira todo o brilho. Dica: lave-os com �gua morna e enx�g�e-os, abundantemente, com �gua fria. Veja, ent�o, a diferen�a! Uma outra quest�o � o tipo de �gua que voc� usa.
Como assim? Lembre-se de que a �gua da torneira e a que bebemos cont�m muito cloro e outras subst�ncias que podem danific�-los. Como resolver essa quest�o? Lave-os, normalmente, com �gua do chuveiro, enx�g�eos retirando todo o xampu e, por �ltimo, d� uma �ltima enxaguada com �gua destilada. Voc� n�o precisa fazer isso todos os dias, mas que tal numa noite especial?
COMO ESCOLHER O XAMPU ADEQUADO?
Avalie o seu tipo de cabelo e escolha o xampu mais indicado. Se seus cabelos s�o secos, um xampu para cabelos secos; se oleosos, um xampu para cabelos oleosos, certo? Caso eles tenham passado por algum processo qu�mico, tais como alisamento, tintura ou reflexo, escolha um xampu adequado ao seu caso. Existem produtos excelentes e baratos no mercado que podem proporcionar �timos resultados, mantendo-os limpos, bonitos e saud�veis. Sendo eles tingidos, use um xampu para cabelos tingidos; se alisados, para cabelos alisados, certo?
Mas... quantas vezes devo usar o xampu? Tantas vezes quantas forem necess�rias, at� sentir que seus cabelos est�o, realmente, limpos. Geralmente, duas vezes s�o suficientes, mas se eles forem muito oleosos, talvez seja necess�rio mais uma vez. Tudo vai depender do poder de deterg�ncia de seu xampu. Nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas, pois isso vai sensibiliz�-lo. Apenas massageie, suavemente, a raiz dos cabelos com as pontas dos dedos e espalhe o produto por toda a cabeleira.
Lembre-se: quem limpa seus cabelos � o xampu e n�o a for�a de suas m�os. Ao enxagu�los, deixe que a �gua escorra por entre os fios, massageando-os, suavemente, sem usar for�a. Saiba que cabelos molhados s�o muito mais fr�geis que quando secos e, por esse motivo, mais sujeitos a danos. Ap�s a�ltima enxaguada, se necess�rio, use um condicionador ou creme de enxaguar adequado ao seu tipo de cabelo. Massageie-os e desembarace-os com um pente de osso ou madeira, de dentes largos, e retire o excesso do produto. Envolva-os com uma toalha felpuda, comprimindo-os de modo que a toalha absorva a �gua. Evite esfregar os cabelos nessa hora, para evitar que se quebrem. Deixe-os secarem, naturalmente, e use o secador apenas numa situa��o de emerg�ncia. Viu como � f�cil? E os resultados... Para encerrar, se voc� gostou do cabelo desta ilustra��o, aqui vai a dica de como realiz�-lo:
• Fa�a um relaxamento com um produto adequado, dividindo-o em grandes mechas e trabalhando parte por parte;
• Em seguida, fa�a um permanente afro com gel de raiz;
• Para finalizar, aplique um tratamento reconstrutor concentrado, � base de tutano, para dar um �ar natural�.
DICA � ap�s lav�-lo, aplique um creme de acabamento e penteie-os, direcionando-os para um dos lados, sem fazer aquela �horr�vel divis�o lateral�, que achata sua cabe�a. Ao deixar um dos lados livres, use um lindo brinco para valorizar seu rosto. A onda que se forma do outro lado ir� destacar seus olhos e sobrancelhas. Queridas amigas, fa�am sugest�es de mat�rias para as pr�ximas colunas, pois ser� um prazer ajud�-las!
DICAS
• Para desembara�ar seus cabelos, comece das pontas para a raiz e, apenas depois de desembara�ados, penteie-os da raiz para as pontas. Isso evitar� agredi-los durante o processo.
• Aten��o: evite o uso de pentes met�licos e de pl�stico. Eles provocam danos aos fios. O ideal � usar um pente de osso ou de madeira de boa qualidade, sem farpas, que evita que os fios embaracem na hora de pente�-los. Al�m disso, existem �timos produtos no mercado que tamb�m podem resolver certos problemas com bastante efici�ncia, tais como: cabelos sem volume ou com excesso dele, condicionadores especiais para dar brilho, para disfar�ar pontas duplas etc. � s� escolher o produto mais adequado ao seu caso e preparar-se para receber os elogios.
Thomas Dourado é maquiador, professor de técnicas de maquiagem da Universidade Estácio de Sá, consultor de beleza, estética e imagem pessoal, além de autor do livro Mania de beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário