segunda-feira, 4 de março de 2013

Como os anticonceptivos podem ajudar no tratamento da queda capilar feminina

Quando é feito o diagnóstico de alopecia androgenética, calvície hereditária, em uma mulher, é comum encontrarmos, naquelas em idade fértil, a utilização de pílulas anticonceptivas, nas orientações de tratamento.
Muitas pacientes não entendem o porque desta prescrição e acabam tendo dúvidas quanto a utilizá-las ou não. A grande maioria dos anticonceptivos é composta de estrogênios e progestágenos.
Hormônios que se não são idênticos aos produzidos pelos ovários femininos costumam ser muito parecidos com os mesmos. Esta semelhança química permite que estes hormônios tenham funções mais ou menos parecidas com os próprios hormônios das mulheres.
Ainda assim, como existem hormônios que variam de uma pílula para outra podemos afirmar que a combinação de estrogênios e progestágenos dos anticoncepcionais poderá, além de prevenir a gestação, colaborar com outras situações no corpo feminino.
Algumas combinações de hormônios como: etinilestradiol acetato de ciproterona, etinilestradiol desogestrel ou etinilestradiol drospirenona (sempre um estrogênio e um progestágeno), costumam agir de forma preventiva e terapêutica em casos de excesso de oleosidade, acne, excesso de pêlos e queda de cabelos.
É sabido que o principal motivo pelo qual estas manifestações aparecem é uma maior atividade dos hormônios masculinos, em especial a testosterona, na pele e pêlos/cabelos.
Como as combinações hormonais citadas acima costumam reduzir a produção de testosterona e/ou a atividade deste hormônio na pele e cabelos das mulheres, normalmente resultados positivos frente aos problemas citados começam a aparecer após algum tempo de uso.
No caso da queda capilar androgenética feminina, podemos esperar com o uso destes anticonceptivos a redução na queda de cabelos, estabilização ou até mesmo melhora do quadro de rarefação capilar.
Apesar disto, é importante lembrar que para iniciar qualquer tipo de tratamento para os problemas citados é fundamental procurar um ginecologista, endocrinologista ou dermatologista que se certificará de que o problema poderá ser corrigido com sucesso pelos anticonceptivos.
Mais do que isto, será o médico que elegerá a melhor combinação de hormônio para aquela paciente em especial.
Ainda assim devo salientar que em alguns casos há a necessidade tratamentos complementares aos anticonceptivos para casos de queda capilar, podendo não ser as pílulas totalmente competentes para a melhora do quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário