segunda-feira, 4 de março de 2013

Descoberta Milagrosa faz Cabelo Crescer em 10 Dias

Recentemente recebi um e-mail de um produto muito interessante. Com um marketing bem feito e explica��es coerentes que quase me fizeram acreditar no milagre que prometia.
N�o sei se chegou a mim por conta de alguma lista de spam, mas certamente chamou-me a aten��o em virtude de ser especificamente voltado a uma �rea da sa�de da qual eu gosto muito, a que estuda os cabelos e suas doen�as. A mensagem tinha como conte�do um texto mais ou menos assim: Voc� ver� o seu cabelo come�ar a crescer em cerca de 10 dias.
Produto baseado nos mais modernos estudos relacionados � calv�cie. Produzido com ervas amaz�nicas e extratos naturais. Estimula c�lulas tronco capilares. Juro que se eu estivesse desesperado por conta de qualquer problema de queda capilar compraria imediatamente, s� para ter acesso �quela maravilha o quanto antes.
Acham que joguei aquela mensagem na minha lixeira? Nunca Antes disto queria saber do que exatamente se tratava e respondi o e-mail, mas n�o para adquirir aquela f�rmula milagrosa, e sim para conhecer seus ativos e entender as quest�es qu�micas e farmac�uticas envolvidas em sua composi��o.
Me identifiquei como m�dico, atuante na �rea capilar, interessado no produto, querendo conhecer mais sobre o mesmo e, quem sabe at� me dispor a examinar alguns resultados que eles tiveram antes de colocar o produto no mercado. Interesse de curioso mesmo.
Alguns dias, semanas, 1 m�s e nada de resposta. Enviei nova mensagem. Reforcei meu interesse e aguardei novamente. Ningu�m se manifestou. O mais interessante � que ap�s isto enviei nova mensagem. Agora interessado em comprar o produto, por�m sem me identificar como m�dico.
Resposta IMEDIATA!
Os frascos chegaram por correio em alguns dias e lendo o r�tulo e avaliando a falta de registro na ANVISA observei que se tratava de mais uma brincadeira de mal gosto como outras tantas que s�o feitas por ai e que tem como alvo pessoas que sofrem com a queda capilar.
Mal gosto puro e extremo. Infelizmente n�o h� como fazer voltar os cabelos em 10 dias. Mesmo que eu, como m�dico, e meus pacientes queiramos muito. O corpo tem sua fisiologia e devemos respeitá-la. Podemos tratar e lutar contra as causas que levam �s quedas capilares, mas o respeito ao tempo � fundamental nos cuidados com os cabelos.
Muitos s�o os pacientes que se queixam ap�s 2 ou 3 meses de tratamento de n�o terem visto mudan�as nos seus casos. � verdade, muitas vezes ainda n�o houve. O organismo responde na velocidade dele e cada pessoa tem o seu tempo para melhorar.
Alguns perceber�o que a resposta ao tratamento ser� mais r�pida, outros que ser� mais lenta e gradativa. F�rmulas milagrosas s�o desejos e fantasias de todos n�s. Se eu pudesse fazer com que os cabelos dos meus pacientes crescessem em 10 dias ficaria muito feliz. E rico, quem sabe.
Mas n�o caiam nessas brincadeiras sujas que o marketing de algumas empresas fazem com quem passa por problemas de queda de cabelos. Procurem opini�es de profissionais antes de usar qualquer coisa que digam a voc�s que � boa.
V� a um m�dico, fa�a exames, siga o tratamento. Acha que n�s n�o queremos ver pacientes ficando curados ou melhorando rapidamente?
A nossa satisfa��o como profissionais � a sa�de e a melhora de nossos pacientes. Voc�s n�o sabem o quanto d� prazer ver um paciente melhorar. � por isto que n�o acreditamos em f�rmulas milagrosas, mas sim em ci�ncia e na pr�tica de uma medicina bem feita e decente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário