segunda-feira, 4 de março de 2013

Estado Nutricional e a Saúde dos Cabelos

Cabelos - ESTADO NUTRICIONAL E A SAÚDE DOS CABELOS - dr ademir junior

Texto de Tatiane Mieko de Meneses Fujii

O estado nutricional está diretamente relacionado com a saúde dos cabelos, e nesse contexto, destaca-se grupos de pessoas específicos, como crianças e idosos.
Nesses indivíduos, é comum a ocorrência de subnutrição, que pode ser em virtude à problemas de absorção, doenças relacionadas ao trato gastrointestinal, doenças crônicas, como fibrose cística e problemas congênitos.
Ainda, dietas da moda que em geral são restritivas, tendem a prejudicar a ingestão de nutrientes devido à limitação e monotonia de alimentos. A deficiência calórico-proteico promove atrofia severa nos folículos capilares, promovendo aspecto quebradiço dos fios e, consequentemente, alopecia pela presença de eflúvio telógeno.
Outro aspecto relevante é que o consumo inadequado de proteínas, leva à deficiência de melanina, responsável pela pigmentação da pele e pêlos, bem como de queratina, associada à elasticidade e resistência dos cabelos. A queda capilar também pode estar associada às deficiências de zinco, de selênio, de ferro, de vitamina A, de vitamina C, de biotina, de ácidos graxos essenciais (conhecidos como os ômegas 3, 6 e 9), além do consumo inadequado de água.
Por isso, é importante o consumo diário de frutas, verduras, legumes, cereais integrais (centeio, aveia, quinua), frutas oleaginosas (como castanhas), carnes magras, peixes, leite e derivados. Outras fontes de proteínas são grãos como feijões, soja, grão-de-bico, ervilha e lentilha.
Alimentos que possuem as chamadas "calorias vazias" contribuem para o enfraquecimento dos cabelos, uma vez que se trata de alimentos industrializados, ricos em açúcar, gorduras saturadas, colesterol e sódio. Como exemplo desses alimentos podemos citar os refrigerantes, os lanches fast-food, as bolachas recheadas, as frituras e os embutidos.
De modo geral, manter a dieta variada, colorida e equilibrada contribui para a saúde dos cabelos.
Ao considerarmos o termo "saúde", de acordo com a Organização Mundial da Saúde, refere-se à harmonia dos fatores sociais, mentais e físicos, poderíamos sugerir que a alimentação balanceada aliada à pratica de exercícios físicos regulares e supervisionados e terapias alternativas para o bem-estar podem auxiliar na manutenção da saúde e vitalidade dos fios.
TEXTO DE: Tatiane Mieko de Meneses Fujii | e-mail: tatianefujii@usp.br Nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestranda do programa de Nutrição em Saúde Pública da FSP/USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário