quinta-feira, 14 de março de 2013

Nem Xampu


Homens brasileiros ainda dependem da mulher para decisões de beleza e 20% nem usa xampu, diz pesquisa da Natura



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A Natura lançou na tarde desta sexta-feira (01.03) com almoço no restaurante Tavares, em SP, a nova linha de xampus masculinos da marca, que oferecem cuidados para os cabelos com praticidade. Derivada da antiga Sr.N que fez sucesso nos anos 1980, a Natura Homem é mais contemporânea e tecnológica, criada para atender uma demanda por produtos de uso diário.
São cinco itens (três tipos de xampu, um condicionador e um gel fixador), com produtos que tratam de problemas específicos, como caspa e oleosidade, deixando de lado os antiquedas (que mais previnem quebra dos fios do que calvície propriamente dita). Os condicionadores são menos profundos, já que neste segmento eles não precisam ser tão eficientes. Já fazem parte de seu portfólio também alguns produtos para o rosto, como o hidratante 5 em 1 e um revigorante facial com controle de oleosidade. Estão nos planos ainda outros produtos finalizadores, como pastas e pomadas modeladoras. Mais informações no site oficial.
Bem interessante toda a pesquisa conduzida com o instituto de pesquisa Ipsos sobre o segmento, que resumimos em tópicos a seguir:
. O mercado de cosméticos masculinos no Brasil cresceu 163% entre 2006 e 2011, alcançando R$ 4 bilhões/ano. Homens brasileiros consomem 12% de todos os produtos de cuidados pessoais do mundo.
. O Brasil é o maior consumidor do mundo de desodorantes, produtos para cabelo e perfumaria e deve se tornar o maior mercado consumidor do mundo de produtos de cuidado pessoal em geral até 2015. 
. O público nacional ressente de modelos de identidade definidos, mais sólidos e reais, e se sente desorientado e incapaz de aderir a inúmeras propostas de identificação na mídia.
. Nos últimos tempos, perderam a relação que tinham com os pais no que diz respeito a hábitos de cuidados pessoais. Os mais conservadores e inflexíveis se sentem censurados socialmente.
. Em contrapartida, fragrâncias apresentaram peso e relevância no discurso masculino.
. As mulheres brasileiras, por outro lado, querem um homem colaborativo, de igual pra igual, mas ainda macho, provedor e protetor.
. Os homens brasileiros sentem a troca de valores e a inversão de papeis, então se constroem buscando entender e satisfazer uma mulher multifacetada.
. Entre os conceitos de masculinidade que ainda prevalecem são fraternidade, circulo de homens, clubes e cerveja no bar com os amigos. Seus papos preferidos: mulheres, carros, dinheiro.
. E seus atributos mais valorizados (tanto no campo profissional quanto no afetivo): força física, energia, ação, conquista, auto-superação, trabalho.
. Os novos territórios, antes femininos, que os homens tem se aventurado são lar, educação dos filhos e cuidados pessoais.
. Cosméticos estão muito bem segmentados em três dimensões: higiene (limpeza e ordem), cuidado pessoal (solução de problemas de saúde e resistência) e beleza (vaidade e aparência)
. Mostram-se mais seguros e interessados em relação ao uso de cosméticos e estão mais confortáveis para explorar produtos antes femininos, mesmo que pressionados por imposição social da mídia, do mercado de trabalho e exigência feminina. 
. Em se tratando especificamente de cabelos, a maioria os considera uma moldura para o rosto, ainda que apenas 80% use produtos específicos para eles. 
. As mulheres são as maiores influenciadoras no cuidado com os fios, tanto que homens casados tem maior relação com a categoria do que os solteiros. Eles aprendem mais com as mulheres e assim experimentam mais produtos.
. Porém, quando falamos em cortes e estilo, eles ainda têm autonomia na decisão, um hábito mantido desde a adolescência, seja pela necessidade da aceitação, pela moda, pelo espelhamento de idolos e amigos, por vaidade, pela entrada no mercado de trabalho ou pelo início das paqueras, especialmente nas classes B e C, na faixa dos 12 aos 14 anos. 
. A maioria dos entrevistados declarou usar produtos unissex e dizem que antes as embalagens tinham cara de produtos femininos, mas atualmente estão mais neutras.
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Linha Natura Homem para os cabelos (R$ 15 cada)

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