terça-feira, 5 de março de 2013

Ombré Hair e outras técnicas de Mechas


A s mechas são batizadas com vários nomes diferentes, só pra deixar a gente doidinha, não é mesmo?
Pois eu estava folheando a Cabelos &Cia (uma das minhas revistas favoritas hehehe) e achei uma matéria definindo muito bem cada tipo de técnica. Lógico que eu corri pra fazer esse post e desvendar todo o mistério!
Chamadas de balayage, luzes, reflexo, californianas, sunkissed ou invertidas, as mechas são faixas feitas nos fios com tonalidade diferente da cor natural, obtidas por meio da aplicação de descolorante ou coloração.
Podem ser realizadas em várias nuances: dourada, avermelhada, marron, castanha, cinza ou palha. Dependendo do trabalho feito pelo colorista, as técnicas ganham nomes diferentes e podem variar de acordo com o profissional ou salão. E geral classificam-se pelas seguintes características:
MECHAS: Sempre largas e descoloridas, em um tom louro claro.
LUZES: Um ou dois tons mais claros que a cor natural, para dar luminosidade. Criam-se os efeitos em seções finas e bem espalhadas da raiz as pontas.
REFLEXOS: Mechas claras bem diferenciadas da cor de base. Podem variar de espessura, com faixas mais grossas ou finas.
BALAYAGE: Mechas finas que aparecem na parte superior do cabelo, em tom sobre tom. Indicada para clareamento discreto, feito aos poucos. Podem ser elaboradas em fios previamente coloridos.
SUNKISSED E CALIFORNIANAS: Método de clareamento em que se imita o efeito queimado pelo sol. Atingem o comprimento e as pontas do cabelo.
LUZES INVERTIDAS: Escurecimento para os muitos claros ou grisalhos. Nele, as mechas são cobertas por tonalizantes ou colorações. A tintura usada é do tom natural do cabelo. Disfarça os brancos.
OMBRÉ HAIR: São mechas que iniciam na altura do ombro até as pontas.É a última moda e está na cabeça das celebridades. A diferença entre ela e as californianas é que a Ombré Hair é feita em outra tonalidade, não se busca imitar o efeito queimado do sol, isto significa que você pode escolher sua Ombré na cor que mais combina com seu tom de pele.

QUAL COR ESCOLHER?
Além de levar em conta as tendências, a diversidade de cores oferecidas pelo mercado e a personalidade da cliente, o coiffeur tem de considerar algumas regras gerais em relação ao tom de pele e o cabelo natural da cliente para escolher a altura de tom das mechas.
LOURAS DE PELE CLARA: Tons acinzentados ou prateados.
LOURAS DE PELE DOURADA: Tons de mel, marron ou dourado.
MORENAS DE PELE CLARA: Castanho escuro, preto, louro acinzentado ou vermelho acaju.
MORENAS DE PELE DOURADA: Tonalidades douradas, vermelhos alaranjados e louros acobreados.
RUIVAS: Marrom em qualquer tonalidade, do laranja ao dourado.
NEGRAS: Castanhos com nuances escuras ou avermelhadas.
MAS EU ALISO MEU CABELO, POSSO FAZER MECHAS?
É importante frisar que nem todos os fios alisados, relaxados ou trabalhados com escova progressiva podem ser descoloridos. Alguns motivos para isso ocorrer são a incompatibilidade que pode haver entre a química alisante e a clareadora, bem como o estado em que se encontram as madeixas após procedimentos de transformação.
O seu cabeleireiro terá de fazer uma análise rigorosa do estado dos fios, observando visualmente, verificando a elasticidade e a porosidade do cabelo. Ainda assim, é necessário o teste de mecha, nada substitui o teste de mecha quando se trata de descolorir cabelos com química de transformação. É o teste de mecha que irá definir até onde vai a resistência da fibra.
NÃO PASSEI NO TESTE DE MECHA, E AGORA?
Calma gata, não vai ser por isso que você vai ficar sem as suas tão sonhadas mechinhas rsrsrrs. Lance mão das mechas em apliques e garanta o visual sem danificar os cabelos. Isso mesmo, com mechas em aplique você consegue manter a saúde dos fios e ter luzes ou mechas feitas de cabelo natural.
O aplique é indicado para todos os tipos de cabelo, principalmente os tingidos  e quimicamente tratados, que não resistem a descoloração. A vantagem é que as mechas aplicadas são naturais , assim o resultado não fica artificial e os cabelos não sofrem danos, muito pelo contrário, ficam mais cheios e com um aspecto saudável.
MÉTODOS UTILIZADOS:
- Ponto Americano: Funciona como se o cabelo fosse costurado. É indicado apenas para quem deseja fazer luzes, pois a aplicação é feita com mechas menores. O resultado fica bem uniforme.
- Fio à Fio ou Nó Italiano: Essa técnica é a mais indicada para aplicação de mechas, mas também é possível utilizá-la para aplicar quantidades menores de cabelo, como luzes. As mechas são amarradas com látex, um tipo de elástico.Existem látex de várias cores. Para o aplique não ficar aparente, é preciso usar o material da mesma cor das mechas, pois não existe uma versão incolor.
- Mega Hair com Queratina: É mais indicado para aplicação de mechas maiores, mas também pode ser utilizado por quem quer fazer luzes. A aplicação é feita com uma cola especial de queratina que tem maior durabilidade que os outros tipos de cola para cabelo. O produto é aplicado bem próximo da raiz. A cola fica no formato de uma cápsula e é possível senti-la ao passar a mão na raiz dos cabelos, mas é invisível. A cola pode ser incolor ou exatamente da cor das mechas aplicadas.
Cuidados: Quem optar por mechas de aplique não poderá dormir nunquinha de cabelo molhado e deve ter cuidado ao usar o secador ou chapinha, nunca passando a prancha em cima do ponto do aplique ou deixando o secador muito tempo em cima da cola de queratina (no caso do mega hair). Ainda no mega hair (cola de queratina), nada de cauterizações a quente, vaporizadores, toucas térmicas ou similares, ok.
E então, tem mechas pra todas. Aproveita que é verão e escolhe a sua!
Fonte: Revista Cabelos&Cia e Revista 7 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário