Redação Corpo a Corpo
Descubra todos os - muitos - beneficios do colageno...
Firmar a pele, adiar as rugas, amenizar a celulite... Entendeu porquê o colágeno é tão poderoso?
Foto: Danilo Borges


A principal função do colágeno é dar aquela firmeza à pele. E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade - coisa que a gente detesta, não é mesmo?

Para começar, é importante dizer que o colágeno é umaproteína. Mas não se trata de qualquer tipo, não. Ele exercepapéis fundamentais em nosso organismo. "O colágenorepresenta aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é oprincipal componente protéico de órgãos como a pele, dosossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões", explica Ione Leandro de Queiroga, nutricionista da Onvittá by Onodera (SP).

Segundo Gabriela Soares Maia, nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos (RJ), o colágeno também contribui muito para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos.

Já que desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo desde que nascemos. Mas nem pense em respirar aliviada por conta disso. Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes. Ainda segundo Gabriela, ele passa a ter menor produção por volta dos 30 anos vai diminuindo 1% a cada ano que se passa. "Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos", completa a especialista Ione Queiroga.