segunda-feira, 4 de março de 2013

Uma nova polêmica : Proibição do Mega Hair

Nesta semana o site da BBC publicou uma nota sobre a solicita��o da Sociedade Brit�nica de Tricologia para que fosse proibido, na Gr�-Bretanha, a utiliza��o do alongamento capilar ou mega hair.
A alega��o � a de que o uso destes m�todos pode causar alopecia de tra��o. Alopecia de tra��o � uma manifesta��o cl�nica do grupo das alopecias cicatriciais, ou seja, alopecias que evoluem com les�o dos fol�culos pilosos que passam a ser substituidos por uma fibrose (cicatriz).
O fol�culo que evolui assim n�o produz mais cabelo e a �rea acometida n�o recupera mais os fios cujas ra�zes foram danificada. Acho v�lido que as pessoas saibam que a alopecia de tra��o pode ocorrer com o uso do mega hair ou de alongamentos que s�o colados ou entrela�ados nos cabelos dos pacientes.
Entendo que toda informa��o que ajuda na preven��o das doen�as � sempre bem vinda. Ainda mais porque vejo um grande n�mero de pacientes que usam alongamentos e que realmente desenvolvem, ap�s um longo tempo de uso destes m�todos, uma alopecia de tra��o.
Tamb�m percebo que as pessoas que evoluem com este tipo de problema s�o, em sua maioria, aquelas que deixam de fazer manuten��es recorrentes do seu alongamento, que n�o costumam seguir as orienta��es dos cabeleireiros, ou que n�o sabem a hora de deixar de usar para minimizar o risco de problemas.
N�o vou fazer propaganda do m�todo pois sei que precisa de cuidados cont�nuos e regulares para n�o trazer inconvenientes, mas vou colocar um ponto de vista que pouca gente para para pensar: Algumas pessoas colocam alongamentos ou mega hair porque tem pouco cabelo ou porque foram v�timas de outras formas de alopecias. Muitas delas recuperam a auto estima, a auto confian�a e conseguem ficar livres de quadros de ansiedade ou depress�o por terem pouco cabelo.
Ser� que para estas pessoas o alongamento foi prejudicial?
Ser� que n�o est� fazendo mais bem do que mal, principalmente porque estamos diante de um quadro que transcende a quest�o est�tica, mas que envolve problemas psicossociais?
Vejo pacientes com pouqu�ssimo cabelo e que vem me pedir ajuda para melhorarem a quantidade e a qualidade dos fios que ainda lhes sobram.
Deprimidas, muitas delas deixam participar de eventos sociais, de lazer, evitam relacionamentos afetivos, se isolam, n�o se sentem confiantes o suficiente em entrevistas de emprego (apesar de muitas vezes serem competentes para o emprego em quest�o), entre tantas outras situa��es que s� quem sofre com o problema sabe o que significa.
Ainda que prescrevendo um tratamento cl�nico para tratar da alopecia de base destes pacientes, muitas vezes n�o proibo que fa�am uso de pr�teses (perucas), alongamentos ou mega hair.
Isto porque vejo que muitos tratamentos surtem mais efeito se a pessoa tratada est� de bem consigo mesma. Se consegue sair na rua sem acreditar que ser� v�tima da piedade de algumas pessoas que comentar�o sobre suas alopecias.
Mais que isto, com a certeza de saberem que n�o ser�o v�timas de piadas maldosas de gente com educa��o limitada e que tem por h�bito tripudiar em cima de quem sofre com problemas de sa�de ou est�ticos.
Algum dos leitores j� parou para pensar no alongamento ou mega hair sob este ponto de vista? Ser� que a discuss�o sobre a proibi��o n�o muda de figura quando estamos diante de situa��es como estas citadas acima?
Acredito que tudo o que envolve sa�de e preven��o de doen�as passa pelo crivo do bom senso. Repito, sou contra o uso descuidado do alongamento ou do mega hair. Sei que muita gente abusa e tenho certeza que estes podem pagar caro por este abuso podendo vir a sofrer com a alopecia cicatricial de tra��o.
Mas n�o sou contra o mega hair e nem acho que deva ser proibido. Para finalizar existem outras causas de alopecia de tra��o: el�sticos, arcos (tiaras), presilhas, piranhas, tran�as, dread locks.
Sobre os el�sticos, presilhas e piranhas, posso garantir que s�o muito mais utilizados do que o mega hair. Boa parte deles vendidos em supermercados, farm�cias, lojinhas, camel�s.
Milh�es de pessoas se submentendo a estes artif�cios para manter seus cabelos presos e tracionados, sob o risco de desenvolverem alopecia de tra��o. Logo, como estes objetos s�o poss�veis causadores deste tipo de alopecia dever�o ser tamb�m submetidos � discuss�o sobre sua proibi��o?
Exagero! Puro exagero!
�lcool causa muito mais problema para a sa�de e n�o � proibido. Cigarro causa muito mais problema para a sa�de e n�o � proibido. Sal em excesso, a��car em excesso causam muito mais mal para a sa�de e n�o s�o proibidos. Apesar disto, m�dicos, profissionais de sa�de e a m�dia divulgam corriqueiramente sobre o risco do uso/consumo destas subst�ncias.
Caber� ao livre arb�trio de cada um usar ou abusar delas.Minha opini�o/sugest�o: N�o acho que devemos dar seguimento �s discuss�es sobre proibi��o ou n�o proibi��o do mega hair ou alongamento.
H� outras solu��es para que os clientes deste tipo de servi�o possam ser avisados de eventuais problemas com o m�todo. Acredito que quem est� querendo se submeter a um procedimento de alongamento capilar ou mega hair deveria receber no sal�o onde ir� colocá-lo um termo de consentimento para ser assinado pelo cliente com todas as informa��es relacionadas aos problemas que acompanham o m�todo e sobre o n�o seguimento de cuidados b�sicos quanto ao seu uso.
Caber� ao cliente, ao ler o termo de consentimento, decidir por s� s� se deve ou n�o utilizar e arcar com os riscos de n�o cuidar de seus cabelos e couro cabeludo para prevenir a alopecia de tra��o.
E assim, finalizo esta discuss�o, refor�ando que a Sociedade Brit�nica de Tricologia sugeriu a proibi��o, mas o m�todo n�o foi proibido (pelo menos at� o momento em que escrevo este texto).
Ent�o, n�o tem nada proibido.
E, no meu ponto de vista, n�o acho que autoridade nenhuma dar� bola para esta pol�mica aqui em nosso pa�s.
Por �ltimo, s� para que quem vier a ler este texto tenha acesso ao material publicado pela BBC, segue o link abaixo: BBC e Sugest�o de Proibi��o do uso do alongamento/mega hair Postado por Dr Ademir J�nior - CRM SP: 92.69 -- Dr Ademir J�nior Av Lavandisca, 741 - Conj 25 e 26 - Moema - SP/SP Tel: 55-11-3864-3967 / 55-11-5051-2568

Nenhum comentário:

Postar um comentário