terça-feira, 5 de março de 2013

Umectação Capilar : óleo nos cabelos


Umectação é a “arte” de aplicar óleo nos cabelos antes de proceder a lavagem, simples assim! Ela é indicada para cabelos crespos, cabelos quimicamente tratados, alisados e que sofrem com o ressecamento. Com a umectação em sua rotina de cuidados, você alcançará cabelos macios, pontas hidratadas e mais brilho.
Os melhores óleos para umectação são os óleos vegetais puros, sem adição de óleo mineral. O óleo mineral não é bom para o cabelo, os óleos vegetais, puros ou combinados entre si, dão excelentes resultados para a umectação.
O óleo deve ser aplicado no cabelo mecha por mecha, enluvando, e deve ser deixado no mínimo uns 20 minutos nos fios antes de proceder a lavagem. Você também pode aplicar o óleo a noite e dormir com os fios com óleo, quando for lavar pela manhã. O óleo umectante funciona como um pré xampu, diminuindo o ressecamento causado pelos sulfatos e detergentes contidos no xampu.
Eu faço assim: Aplico o óleo de noite, normalmente o óleo de Argan puro, e durmo com ele. Pela manhã lavo com xampu e procedo a hidratação com a máscara apropriada para os meus fios. Após lavar aplico leave in (ou protetor térmico se for secar) e fica realmente muito bom.

No momento tenho 3 óleos que estou fazendo rodízio:

O óleo de argan puro, o óleo de carrot e o óleo Activilong (ambos importados).

No Brasil você pode experimentar o óleo Essencial Oils for The Hair, da Avlon para fazer a umectação, o novo óleo da Kerástase ou ainda óleos vegetais mais em conta, como o de amêndoa ou coco, o importante é que NÃO contenha óleo mineral na fórmula.

Vale muito a pena. Você que tem o cabelo alisado com guanidina também pode abraçar a umectação, vai melhorar bastante o ressecamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário